Nesta quarta-feira, 30, durante o intervalo cultural on-line, o Colégio Progressão recebeu a psicóloga Thaís Araújo para um bate-papo entre os alunos do Ensino Médio e do Pré-vestibular das Unidades Pindamonhangaba e Taubaté. Com o objetivo de promover o diálogo sobre saúde emocional, a temática do encontro foi o Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio.
O Intervalo Cultural contou com a participação de mais de 150 alunos, num momento de escuta, em que os jovens estudantes puderam compartilhar suas emoções. Ao final, os participantes criaram um mural virtual, com palavras e recados de incentivo e apoio.
Para a orientadora do Ensino Médio e Pré-vestibular da Unidade Pindamonhangaba, Fernanda Ribeiro, o encontro foi rico por proporcionar aos estudantes um ambiente de diálogo legítimo.
Mural de Recados
Campanha Setembro Amarelo
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP e o Conselho Federal de Medicina – CFM, organizam nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio em algum lugar do mundo. Em um ano, mais 800 mil vidas são perdidas. Ainda segundo a OMS, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens entre 15 e 29 anos.
Através de debate e conscientização, dentre outras ações, a campanha tem objetivo de prevenir e reduzir estes números. Clique aqui para conhecer mais detalhes da campanha Setembro Amarelo.