Entre os dias 1° e 3 de setembro, a 4ª edição do Progressão Model United Nations (ProMUN) movimentou os alunos do 8º Ano ao Ensino Médio do Colégio Progressão e até mesmo de escolas parceiras de São Paulo e São José dos Campos, na Unidade de Pindamonhangaba.
Durante estes três dias, o evento, que é uma simulação das Nações Unidas, ofereceu aos estudantes uma visão realista dos desafios enfrentados pelos líderes globais.
“Eu acredito muito que a sala de aula acontece justamente nas novas relações, como por exemplo esse projeto, em que os alunos são protagonistas e que nós, enquanto professores, orientamos”, explica o professor Felipe Gomes, Diretor da Unidade.
Ao longo de 8 sessões de debate, os participantes representam diferentes países e trabalham juntos para encontrar soluções para questões complexas que afetam o mundo atualmente.
Siga o Colégio Progressão no Instagram, no TikTok, no Facebook e no YouTube.
Entre os temas discutidos estavam assuntos relacionados ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, ao Tribunal Internacional do Direito do Mar, à Organização Mundial da Saúde, aos Direitos Humanos e ao Conselho Econômico e Social da América Latina.
“Estou aplicando a experiência que eu tive nas outras duas edições que eu participei, e tem sido realmente um evento muito bom poder construir em debate maduro”, destaca o aluno Pedro Costa Tito, da 3ª Série.
Os alunos desempenharam vários papéis durante o ProMUN, como juízes, delegados, jornalistas e figuras importantes, o que tornou a experiência o mais próxima possível da realidade das Nações Unidas.
O primeiro dia da conferência noturna incluiu a Atividade Programada, em os alunos participaram de gincanas e brincadeiras diversas, promovendo a integração e o espírito de equipe.
Durante a cerimônia de abertura, o evento recebeu o ex-aluno Paulo Oliveira, que atualmente atua como advogado e professor de direito internacional e marítimo. Oliveira ressalta o crescimento do projeto ao longo dos anos.
“É uma alegria estar aqui. Quando eu era aluno daqui, o ProMUN era só um sonho e hoje ele é uma realidade. Tem performado super bem, discutido temas relevantes que estão na agenda internacional, não só como ocorrências nesse momento, mas que também vão delinear como a gente vai enxergar alguns eventos futuros”, diz.
O ProMUN também proporcionou momentos de descontração e socialização. No segundo dia, uma festa com o tema “Tropicália” trouxe alegria e descontração aos participantes, fortalecendo os laços entre os alunos.
“É uma linda oportunidade de te preparar pra vida e construir muitas memórias boas do Ensino Médio, que é único, é uma fase que realmente temos que aproveitar”, ressalta Tito.
A iniciativa não estaria completa sem o apoio de patrocinadores que valorizam a educação e a inovação, e nesta edição, contamos com o apoio da Amaze, Kumon, CNA, Cantina Anexo e Promover Formaturas, que desempenham um papel importante em tornar o ProMUN uma realidade.
“Com este projeto os estudantes conseguem trocar histórias, sentimentos, sonhos. O que existe mais rico nele é poder conhecer o outro, é o exercício de empatia, de se colocar no lugar do outro”, completa o professor Felipe Gomes.
Colégio Progressão | Vem Ser Grande