Seis alunos do Colégio Progressão se classificaram para as pré-seletivas internacionais da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Todos os representantes são do Ensino Médio, das Unidades Taubaté e Pindamonhangaba.
A Unidade 1 emplacou quatro estudantes na próxima etapa da Olimpíada, enquanto a Unidade 3 terá outros dois alunos. Eles foram pré-selecionados para a Fase Online do processo que escolherá os estudantes que irão participar dos treinamentos de 2024.
“Pude ver e sentir toda empolgação dos alunos ao mobilizarem suas habilidades em prol de um desafio em comum, que é testar os limites de seus experimentos”, destaca o professor Auandro Oliveira, da disciplina de Química.
Siga o Colégio Progressão no Instagram, no TikTok, no Facebook e no YouTube.
Para atingir este feito, eles tiveram que obter nota igual ou maior que 7,0 na prova de nível 4 da OBA, que foi realizada dentro das Unidades do Colégio durante o mês de maio. As três provas da pré-seletiva acontecem de forma online nos últimos meses de 2023.
Caso sejam aprovados e cumpram todos os requisitos, os alunos serão selecionados para os treinamentos de 2024 e irão compor as equipes brasileiras que participarão das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2024.
“Não é competição, é ciência aplicada na prática, produzindo formas conscientes de ler e interpretar o mundo”, completa o professor.
ALUNOS NA OBA
Na OBA, nossos representantes conquistaram um total de 13 medalhas. Foram quatro medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze. Puderam fazer a prova alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Por Unidade, o sucesso foi equilibrado. Na OBA, cada uma garantiu seu brilho: enquanto a Unidade 1 conquistou quatro medalhas, as Unidades 2, 3 e 4 ficaram com quatro, cada.