Na sua oitava edição, o Concurso de Poemas da Unidade Pindamonhangaba do Colégio Progressão inspirou-se na frase do renomado biólogo e escritor moçambicano Mia Couto: “Brincar é a primeira festa que a vida nos oferece. Depois, vem o sonho”.
“O Concurso de Poemas é um trabalho que transborda criatividade, motiva a escrita e inspira a sensibilidade. Ele tem como objetivo estimular a criação poética e o interesse pelas manifestações artísticas, bem como promover a valorização do gênero”, explica a Orientadora Educacional, Emelise Foroni.
Alunos do 2° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio foram convidados a expressar sua criatividade em torno das temáticas do brincar e do sonhar como ferramentas para a construção de nossas vidas.
“Para criar esse poema, eu pensei que muitas pessoas esquecem de sonhar e acabam vivendo a vida sem rumo nenhum. Então, eu acho que você precisa de um sonho para ter uma meta e querer realmente fazer alguma coisa importante para você”, afirma a aluna Alice Carlucci Pereira, 7º Ano.
Siga o Colégio Progressão no Instagram, no TikTok, no Facebook e no YouTube.
A cerimônia de premiação foi marcada pelo talento literário, evidenciando o engajamento dos participantes. O evento contemplou os vencedores com distinções especiais, destacando os poemas e trovas que conquistaram 1º, 2º e 3º lugares de cada turma.
“É um orgulho para nós poder ver os estudantes se aventurando pelos universos da escrita poética e da arte literária como meio de expressarem suas impressões sobre a realidade
O concurso promoveu a importância da criação poética e fomentou o interesse pelas diversas manifestações artísticas”, completa Emelise.
Por meio do jogo de palavras que o texto poético inspira, o Concurso propôs aos jovens autores e leitores que continuem brincando, sonhando e aprendendo, todos os dias.
“Fazendo esse poema a minha inspiração foi a minha própria infância”, Laura Maria da Silva Pereira, 3ª Série do Ensino Médio.