Notícias

Progressão

Alunos do Colégio Progressão são destaque em Congresso Internacional de Ciência e Tecnologia

Os alunos do Colégio Progressão foram destaque no XIII Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted), promovido pela Universidade de Taubaté (Unitau).

Ao longo de dois dias, mais de 150 alunos do colégio apresentaram suas pesquisas, num total de mais de 40 trabalhos inscritos, que incluíram temas variados e inovadores.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unitau, Monica Carniello, destacou a importância do evento como um espaço de integração e troca de conhecimento entre as diversas fases de formação. “Nós temos aqui, no Cicted, as categorias desde a Educação Infantil até a Pós-graduação, e isso permite um diálogo transversal entre todas as fases de formação sobre ciência”, afirmou Carniello.

O evento reuniu mais de 8 mil inscritos e contou com a apresentação de cerca de 2,3 mil trabalhos científicos de participantes de todas as regiões do Brasil, abrangendo desde a Educação Infantil até a Pós-graduação.

Para muitos alunos, a experiência de apresentar pesquisas em um congresso pode ser desafiadora, mas enriquecedora. Clara Ushli, aluna do 4º Ano, descreveu a superação da timidez ao apresentar seu trabalho: “No começo eu estava com muito medo, não queria falar de jeito nenhum, mas depois que meus amigos começaram a falar, aí me soltei.”

Representantes do colégio, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de expor seus conhecimentos e interagir com estudantes de diferentes faixas etárias e níveis acadêmicos.

Siga o Colégio Progressão no Instagram, no TikTok, no Facebook e no YouTube.

Além da troca de experiências entre os alunos, os professores do Colégio Progressão também reconheceram a importância da participação dos estudantes em eventos como o Cicted para o desenvolvimento acadêmico e pessoal. “Toda essa apresentação é importante até para eles já terem consciência de que isso, para a vida acadêmica deles, é fundamental”, explicou Carlos Silva, professor de Matemática.

Entre os projetos apresentados pelo Progressão estavam temas como “Pequenos e Grandes Agricultores”, voltado ao incentivo da agricultura desde os primeiros anos de vida, “Os Valores que inspiraram as Crônicas de Nárnia”, apresentado por alunos do Ensino Fundamental I, “Geometria e Análise das Flores do Domínio da Caatinga”, do Ensino Fundamental II, e “Os Impactos de uma Cultura Sofística na Saúde dos Jovens”, do Ensino Médio.

Outro aluno do 4º Ano, Mateus Mesquita, comentou sobre os conhecimentos adquiridos com o trabalho de agricultura. “Aí a gente aprendeu como plantar uma horta, dá para fazer umas árvores, e também, se você precisar plantar alface, qualquer legume, você já vai saber como que planta”, relatou.

O evento também contou com a presença de alunos mais jovens, e Marcela de Jesus, professora do Maternal e Infantil I do Progressão, ressaltou a relevância desse tipo de experiência para a rotina educacional. “Basicamente é uma coisa que a gente faz no nosso dia a dia dentro do colégio, e ter essa experiência e essa oportunidade faz com que o nosso trabalho se enriqueça cada vez mais”, destacou.

Para Ana Lívia Cardim, aluna do 6º Ano, a apresentação de seu trabalho foi uma oportunidade de mostrar como a matemática está presente em diversas áreas. “Meu trabalho é sobre planos cartesianos, uma coisa muito legal na matemática, na geografia, em várias áreas diferentes. É uma experiência muito nova, muito divertida”, afirmou.

Monica Carniello reforçou ainda a importância das crianças começarem a se interessar pela ciência desde pequenas. “É fundamental que as crianças tenham voz, sejam ouvidas, e a escola e a universidade são os lugares certos para isso”, completou.

CICTED 2024 - Dia 1

CICTED 2024 - Dia 2