Notícias

Progressão

Alunos do Colégio Progressão são destaque no CICTED

Mais de 470 alunos das Unidades de Pindamonhangaba e Taubaté do Colégio Progressão destacaram-se ao apresentar seus projetos no XII Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED), promovido pela Universidade de Taubaté (Unitau).

“Este clima de troca de informação, conhecendo o trabalho que está sendo desenvolvido por outros alunos de outras escolas, isso enriquece muito o que o aluno já traz da sala de aula, então ele amplia um pouco os horizontes”, destaca o professor Renato Fernandes Lobo.

Entre os dias 18 a 20 de outubro, os representantes do Progressão ocuparam os espaços de exposição, onde  compartilharam com o público os resultados de suas pesquisas e projetos realizados ao longo do ano.

“Eu acho muito importante os alunos participarem de um congresso de ciência porque é muito importante para formação como pessoa. ajuda na fala a conhecer outras pessoas outros projetos e ver como elas produzem a ciência”, aponta a aluna Beatriz Araújo, da 1ª Série do Ensino Médio.

Siga o Colégio Progressão no Instagram, no TikTok, no Facebook e no YouTube.

Os alunos, sob a orientação dos professores, tornaram-se protagonistas de 29 trabalhos inovadores, fortalecendo a conexão entre o ambiente escolar e o mundo da ciência e da pesquisa.

“Para nós é um espaço muito importante para que toda comunidade venha para a universidade para expor seus trabalhos, suas pesquisas, e conhecerem outros trabalhos que acontecem dentro da universidade e fora delas”, ressalta a professora Mariana Aranha de Souza, vice-presidente do CICTED.

Essa integração entre a comunidade escolar e acadêmica fomenta a inovação e cultiva o pensamento crítico nos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios do futuro.

“Apresentar aqui no CICTED foi muito bom. Eu nunca apresentei antes um trabalho assim. É uma experiência animadora, você se anima quando sabe que vai vir aqui. E quando você se apresenta, você quer falar todos os detalhes para as pessoas”, completa o aluno Samuel Nascimento, do 3º Ano do Ensino Fundamental.