O Colégio Progressão é medalhista de Prata na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Os alunos Lucca Furtado, Luiza Frediani e Giovanna Galvão superaram mais de 30 mil grupos até alcançarem a conquista.
“Com toda certeza essa medalha é fruto de um trabalho coletivo. Ela coloca os alunos em contato direto com documentos históricos, com fontes diversas históricas. Uma Olimpíada só tem ganhos”, comemorou a Professora Fernanda Ribeiro.
Participam da Olimpíada, que teve seis fases online realizadas nos meses de maio e junho, estudantes dos 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio de todo Brasil, em grupos compostos por três alunos e um professor de História.
As provas dessas etapas incluíram questões de múltipla escolha e realização de tarefas, que puderam ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor.
Siga o Colégio Progressão no Instagram, no TikTok, no Facebook e no YouTube.
Durante o processo de avaliação em Campinas, os professores tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com indígenas representantes do meio acadêmico, como Gersem Baniwa, docente de história, de filosofia e antropologia, que destacou a importância dessa interação.
“Estou aqui nesse evento grandioso, maravilhoso, que é Olimpíada de História aqui na Unicamp falando um pouco para os professores aqui que estão acompanhando o quanto é importante essa contribuição sempre forte dos povos indígenas”, disse.
Para os alunos Lucca, Luiza e Giovana, a jornada foi desafiadora, porém recompensadora. Além de encarar as provas, eles também ressaltam que puderam expandir seus horizontes, conhecendo a Unicamp e obtendo uma visão de como será a vida após o Ensino Médio.
“A sensação de estar na final é indescritível. Vir fazer essa prova aqui foi sensacional apesar das dificuldades, o nervosismo de a gente estar sempre em cima da hora. É uma sensação que não tem como descrever”, afirmou Luiza.
Após as fases eliminatórias, o grupo que representou o Colégio Progressão foi até a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde disputaram a etapa decisiva, realizada durante o fim de semana dos dias 26 e 27 de agosto.
“É um misto de emoções muito grandes. A gente se dedicou muito durante todas as fases, não só essa última. Foi todo um processo tô muito muito feliz”, explicou Giovanna.
Na decisão, 340 equipes de escolas públicas e particulares de todo o país foram para a final em Campinas. Ao todo, 75 medalhas foram entregues, e a Prata ficou com o Progressão.
“É uma experiência diferente do que as outras Olimpíadas tem como proposta. Foi algo muito, muito feliz e agora ser gratificado com essa medalha de prata fez tudo valer a pena”, celebrou Lucca.
Colégio Progressão | Vem Ser Grande