A cidade possui vários casarões da época áurea dos fazendeiros de café da região, alguns deles permanecem até hoje, tombados como patrimônios históricos, entre eles estão: a Casa de Câmara e Cadeia, inaugurada em 1864, que funcionou até 1913, quando passou a sediar a Escola de Farmácia e Odontologia, e o Palacete Palmeira, construído em meados do século XIX, por ordem de Antônio Salgado Silva, um dos maiores fazendeiros da cidade. Desde 1978, a construção abriga o Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro e D. Leopoldina.
Outras atrações turísticas da cidade são:
O Bosque da Princesa, localizado a margem do Rio Paraíba, foi construído em 1879. O local reúne várias espécies botânicas, lagos com peixes, parque infantil e estrutura para fazer uma boa caminhada em contato com a natureza. No Bosque também funciona a Biblioteca Municipal Vereador Rômulo Campos D’Arace, que possui aproximadamente 36 mil volumes a disposição da população.
O Balneário Reino das Águas Claras, criado em 1970, fica a margem da rodovia Caio Gomes Figueiredo, km17, que liga Pindamonhangaba à Campos do Jordão. Instalado em uma área verde de 21311m². O local possui restaurante, vestiário, parque infantil, churrasqueiras e quiosques.
O Pico Itapeva é o segundo ponto turístico mais alto de Pindamonhangaba. Ele fica na Serra da Mantiqueira, a 1950m de altitude, na Estrada Pinda-Campos.
A Reserva Ecológica de Trabijú é um parque florestal com 6 mil metros quadrados, considerado área de proteção ambiental, fica a 16 km do centro da cidade.
Bondinho e Estrada de Ferro
A Estrada de Ferro de Campos do Jordão foi construída em 1910 pela necessidade de levar pessoas que sofriam de doenças respiratórias à cura no clima das montanhas. A construção foi idealizada pelo médico sanitarista Emílio Marcondes Ribas, e apoiada pelo Dr. Victor Godinho. As antigas máquinas a vapor levavam 12 horas para completar o percurso de 47 km entre Pinda e Campos.
Hoje, a estrada é um atrativo turístico muito procurado por quem deseja conhecer as belezas da Serra da Mantiqueira.
Mais informações pelo telefone: (12) 3644-7408 / 3644-7409.
Fontes: Explorevale e Cidades Paulistas
Pesquisa/Adaptação: Juliana Peloggia