Os vestibulares da Fuvest e da Unicamp, dois dos mais concorridos do Brasil, já têm datas definidas. As inscrições para a Fuvest acontecem entre 18 de agosto e 7 de outubro, com a primeira fase marcada para 23 de novembro. Já a Unicamp recebe inscrições de 1º de agosto a 1º de setembro, e a primeira fase será realizada em 26 de outubro.
Esses processos seletivos são as principais portas de entrada para a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), duas das instituições de ensino superior mais prestigiadas do país. Os vestibulares são compostos por provas objetivas e dissertativas, exigindo interpretação e raciocínio dos candidatos.
“Os alunos devem esperar na primeira fase questões objetivas que são mais abrangentes e com um nível de dificuldade mediano, mas que são bem interpretativas. Para a Unicamp a interpretação textual é fundamental, enquanto a Fuvest mostrou um zelo pela interpretação das questões. Na segunda fase da Unicamp, espere um desenvolvimento de habilidades científicas, interpretação de gráficos, imagens, até elaboração de hipóteses. Já a Fuvest cora um pouco mais de competência técnica”, explica o professor do Colégio Progressão, Caio Padoan.
Siga o Colégio Progressão no Instagram, no TikTok, no Facebook e no YouTube.
A Fuvest seleciona candidatos para a USP, reconhecida como uma das melhores universidades da América Latina. Entre os cursos mais disputados estão Medicina, Direito, Engenharia e Economia. Os aprovados fazem a segunda etapa nos dias 14 e 15 de dezembro. Já as provas de competências específicas ocorrerão entre 9 e 12 de dezembro, a depender do curso. A primeira chamada do vestibular está prevista para 23 de janeiro de 2026.
“A Fuvest vem com mudanças desde a primeira fase, todas de encontro com o que as escolas e os professores perceberam desde o ano passado. A prova deixa de focar no conteúdo e se aproxima do modelo do Enem. As questões serão distribuídas entre as quatro áreas de conhecimento, aproximando-se do cotidiano dos alunos e integrando diferentes disciplinas por meio de questões interdisciplinares”, comenta o professor Caio Padoan.
A Unicamp, referência em produção científica e inovação, oferece cursos de destaque nas áreas de Ciências Exatas, Humanas e Biológicas, como Engenharia, Arquitetura, Medicina e Comunicação Social. A segunda fase do vestibular ocorrerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. As provas de habilidades específicas serão aplicadas entre 3 e 5 de dezembro, e a divulgação dos aprovados em primeira chamada está prevista para 23 de janeiro de 2026.
“A Unicamp decidiu, apenas para a segunda fase, reduzir em 10% o número de questões, ou seja, de 20 questões vai para 18. De acordo com a fala da comissão, a intenção dessa mudança é prezar para que o candidato tenha tempo para melhorar a qualidade da sua resposta e da análise das questões”, destaca o professor.
Calendário Fuvest 2026
- Inscrições: 18 de agosto a 7 de outubro
- 1ª Fase: 23 de novembro
- 2ª Fase: 14 e 15 de dezembro
- Provas de competências específicas: entre 9 e 12 de dezembro
- Divulgação do resultado da 1ª Chamada: 23 de janeiro de 2026
Calendário Unicamp 2026
- Inscrições: 1º de agosto a 1º de setembro
- 1ª Fase: 26 de outubro
- 2ª Fase: 30 de novembro e 1º de dezembro
- Provas de habilidades específicas: 3 a 5 de dezembro
- Divulgação do resultado da 1ª Chamada: 23 de janeiro de 2026